sexta-feira, 4 de março de 2011

Juntas para sempre




Cândida e Lourdes eram gêmeas idênticas e muito próximas.
Quando criança confundiam seus pais: ninguém nunca sabia quem era quem quando resolviam trocar de identidade. Quando doentes elas mesmas cuidavam uma da outra.
Sempre juntas, sempre unidas.

Quando cresceram logo arrumaram namorados, pois eram lindas e inteligentes. Loudes se casou e foi embora para Teresina; Cândida continouo em Bacabau, mas sempre uma ia visitar a outra. Depois de dois meses longe da irmã, Candida começou a ficar quieta, passava horas a comtemplar o vazio e logo em seguida deixou de comer, ao fim de uma semana ela passou a apresentar febre e convulsões.
Sua mãe sabia que o único remédio era a presença da irmã, mas como naquela época a única forma de se comunicar era por telegrama, mandou um solicitando a presença de Lourdes urgentemente, contudo o telegrama atrasou-se e Cândida acabou falecendo em meio a delírios; chamando pela amada irmã.

Passados dois anos da morte de Cândida, Lourdes muda-se novamente para sua cidade natal Bacabal. É quando começa a enfrentar problemas com o marido.
Pois, com mais de dois anos de casamento, ela não conseguira engravidar e por causa disso o seu marido começou a traí-la.
Uma vez ela reclamou dele ter demorado na rua, ele bateu tanto nela e com tanta brutalidade, que ela ficou de cama.
Com o passar do tempo, ele não dava mais nada a ela. E a maltratava cada vez mais. Lourdes não contava com ninguém: sua mãe achava que ela estava errada e era sua culpa pois não conseguia dar filhos ao marido.
Então ela começou a se amaldiçoar e chamar pela companhia da irmã.

Ela estava sentada de costas para a janela quando ouviu seu nome ser chamado pela voz da irmã. Lourdes sentiu o corpo gelando com um frio percorrer sua espinha; mas ao virar nada vira.
Entrou no quarto e trancou-se, agarrada em um crucifixo, orou um "pai nosso" bem baixinho.
Dormindo, sonhou com um lugar da sua infancia na beira de um rio, sentada ao lado de sua irmã Cândida; que lhe abraçava forte e dizia que não entendia porque ela a havia abandonado, mas que não importava mais, pois ela havia encontrado um jeito de elas ficarem juntas para sempre.
Lourdes acordou assustada e assutou-se ainda mais com fortes batidas porta.
Seu marido arromba a porta com raiva e a soca no rosto, Lourdes cái ao chão, onde adormece...


*
revisado por Frank J. Kosta

Nenhum comentário: